Seguidores

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Pulseira em macramê e um desabafo


Queridos amigos, seguidores e visitantes: 
Começo a postagem com esta pulseira em macramê, clássica, criada por mim, como todas as peças que aqui são postadas.
Eu ontem fui avisada por uma das amigas aqui do blog que minhas peças estavam sendo postadas em um outro blog, com passo-a-passo e tudo, sem o menor pudor ou constrangimento. Essa pessoa posta também fotos de outras artes, de outros blogs, sem ao menos fazer referência da origem daquelas fotos. Pelo número de seguidores, o blog é novo, e existem lá algumas mensagens deixadas por visitantes elogiando e parabenizando pelas belas artes daquela que simplesmente “copia e cola” fotos das artes feitas por outras pessoas, retirando (cortando) inclusive, a marca da foto original. Deixei vários avisos, mensagens, para que a pessoa tomasse providência no sentido de informar a origem das fotos, de onde ela tirou. Mas até agora a pessoa não se preocupou em se manifestar.
Eu fiquei bem chateada, para não dizer o pior.
A minha intenção quando posto aqui as minhas peças e também o passo-a-passo daquelas que considero clássicas no macramê, é, além de compartilhar com vocês todos que me seguem e visitam, em primeiro lugar, uma maneira de divulgar a técnica do macramê, que é muito mais do que uma “pulseirinha chamballa”. É uma técnica que pode ser utilizada não só em bijuterias, mas também de diversas maneiras, em outros tipos de artes, como decoração (almofadas, toalhas, tapetes, cortinas, etc.), é só a pessoa ter criatividade e adaptar.
Em segundo lugar, uma forma de deixar aqui registrado um trabalho que venho fazendo já há 15 anos, que são meus acessórios em macramê e que amo fazer.
Eu quero, mesmo, que outras pessoas aprendam e criem em cima daquilo que deixo nos tutoriais aqui do blog.
Não me importa se outra pessoa poste no seu espaço as minhas peças, colocando, claro, a referência (o link) de onde tirou, pois também estará divulgando o meu trabalho. Também não me importo em ensinar ou dar dicas sobre esta técnica, pois sei que a  forma de trabalhar de cada um é única e nunca um trabalho sairá igual ao outro, ou igual ao meu. Cada um terá uma forma de acabamento, um gosto próprio, um diferencial para apresentar no seu trabalho. E o que me deixa mais feliz é receber mensagens de muitas amigas que começaram a trabalhar com macramê depois de começar a seguir o meu blog e também como a que recebi ontem da amiga “Raysla”:
 Você não sabe, mas o seu blog tem me ajudado muito a ser mais feliz. Quando eu era adolescente aprendi a fazer macramê com um amigo hippie, mas não passei das pulseirinhas da amizade. Você me mostrou como é simples ir além e eu agradeço muito! Minhas amigas babam porque eu tou sempre com um brinco diferente, e o melhor: feito por mim! 

Confesso que fui ingênua ao não me proteger corretamente, deixando brechas para que outros pudessem se beneficiar com o meu espaço de uma forma ilegal. Mas de hoje em diante vou tentar me proteger contra isso.
Fica aqui o meu alerta para todos que trabalham com artesanato, para que se protejam. 
Beijo e ótima quarta-feira.  Eunice Maria.

26 comentários:

  1. Que pena que isso aconteça! Teus trabalhos são lindos e merecem ser citada a tua fonte, tua criação! Um horror isso! Boa sorte, beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. querida amiga, já passei por isso que vc está passando, inclusive com grupo que montei no yahoo; fiquei tão magoada com isso que fechei todos os meus grupos e exclui meu bol.... aos pouco estou refazendo minhas coisinhas e quando coloco coisas de amigas artesãs sempre coloco da onde eu vi para que a pessoa que leia possa ir até o blog original e conversar com a pessoa que criou a peça... lembra-se que até um dia desses perguntei quanto era a pulseira azul? que achei maravilhosa? pois então ainda não enviei nada para vc porque operei da catarata de um olho e estou em recuperação... mas comtinue firme, vc é é um sucesso e ninguem tira isso de vc.... bjs da amiga de sempre Regina Celi

    ResponderExcluir
  3. Suas peças são muito bonitas e de bom gosto, pena que existem pessoas maldosas e não dão valor ao trabalho dos outros.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Eunice, que coisa desagradavel mesmo.Comigo nunca aconteceu,mas com a minha filha várias vezes.
    A tempo que não se ouvia mais este tipo de coisa.
    Mas sempre aparecem aquelas que querem se promover no trabalho , nas habilidades dos outros.
    Imagino como você deve estar se sentindo.
    Tem que colocar o Blog desta pessoa , para que clientes e colegas saibam que precisa ir com cuidado, e ajudar combater.
    Amiga continua firme, pois teu trabalho e lindo, a habilidade que você tem isto ninguém vai tirar de você.
    Beijo
    Izabel

    ResponderExcluir
  5. Eunice, muito solidária com o que escreveu. Eu também já tive minhas ilustrações roubadas - sim, é esse o termo - e utilizadas sem autorização nem crédito. Infelizmente a internet que tem de bom o facto de permitir uma aprendizagem e uma partilhas extraordinárias e enriquecedoras também permite que gente sem respeito ou escrúpulos faça o que lhe fez ou a mim ou a muitas outras pessoas. Não temos grande forma de lutar contra isso. No meu caso é usar imagens de baixa resolução, no seu é marcar devidamente seus passo-a-passo, mesmo que com isso a imagem fique um pouco menos bonita. Lamento o sucedido. Fez bem em publicar seu desabafo.Já sabe, eu adoro o que faz, espero ainda conseguir tempo para estudar seus passo-a-passo e fazer alguma coisa. E se assim acontecer acredite que terei muito orgulho em dar crédito para quem permitiu minha aprendizagem...

    ResponderExcluir
  6. Oi Eunice,
    Primeiro quero te agradecer muito por compartilhar este grande problema conosco. Eu sou meio ingênua neste quesito, de repente estão me copiando e eu nem sei. Como você disse a gente tem que se precaver. Infelizmente na net tem muito disto. Mas não se preocupe só faz isto quem é muito pobre de espirito e você é SUPER , continue compartilhando com a gente as coisas lindas que você faz.
    Se não for pedir muito (e claro se você achar que pode) me mande via e-mail o blog desta criatura para eu ver se tem algo meu lá.
    Que Deus continue te abençoando sempre.

    Bjs
    Mana
    mariabrum.rs@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Eu sei qual é o blog! ahaha!
    Quando eu fazia uma busca no google pra achar os seus paps acabei entrando no blog dela algumas vezes sem querer, mas, Eunice, não esquenta, não! A gente vê na cara que não há dedicação no blog dela. Ela sequer escreve algo nas postagens...
    Eu tenho um blog e diversas vezes vi meus textos copiados também, aí um amigo me disse que essa é a maneira medíocre de outras pessoas demonstrarem que nos admiram. Enfim, em todo caso foi ótima a idéia de colocar marca d'agua nas suas imagens! Agora a fulana vai ter um trabalhinho pra achar paps como os seus. rs

    Depois eu te mostro as fotos dos brincos que eu fiz... tudo adaptado, porque eu não tenho alguns materiais dos quais você usou, mas até que deu certo!

    ResponderExcluir
  8. Oi amiga querida! Que coisa mais chata, a internet tem muito disso, precisamos fazer como você e registrar os nossos trabalhos. Lindas as suas pulseiras!!! parabéns! Bjs!!!
    Eli

    ResponderExcluir
  9. Que Deus continue te abençoando e iluminando suas peças e encomendas ,ela só estar ajudando a divulgar seus trabalhos se tiver encomendas não vai dar conta ,por que a criação é sua ,esse dom é seu e ninguém tira.Vá nessa sua força varoa valoroza.
    Bjinss!

    ResponderExcluir
  10. Chato, horrivel e da muita raiva,ok, MAS VAMOS FAZER ALGO DE FATO? Ok... Vc precis adenunciar no blog e se quiser nos te ajudamos, certo. O Bloger leva algum tempo (48hs+-) e se perceber q suas fotos e de outros blogs estao la - DELETAM o blog dos ROUBOS, da LADRA... por q vc ainda vai ouvior, muita cabecinha falando q ta na net é do mundo, Particularmente acho q quem compactua dessa ideia é tao MAU CARACTER qto quem faz...
    NAo desanima, eu ja tive minahs camisetas a venda por outra pessoas ha muitos anos atras e frequentemente (muito mesmo) leio das amigas a mesma reclamação, so q nao adianta ir la, quem nao tem vergonha na cara nao s epreocupa com isso, tem q denunciar no BLOGER... poe o link aqui e meia duzia de pessoas indo la denunciar e reclamar resolve viu...

    ResponderExcluir
  11. Ah, pois é, tenho preguiça de colocar marca d'água em tudo... e quando coloco o endereço, ponho no pé ou no alto da foto, pra não atrapalhar a visibilidade de quem realmente quer acompanhar o PAP...! Vou cuidar mais! Abs. e vamos lá...!

    ResponderExcluir
  12. Minha querida amiga;
    li seu desabafo... realmente tem muita gente na net que se aproveita dos nossos trabalhos.....vc imagina que outro dia vi um pap meu em outro blog e a pessoa agia nos comentários como se fossem dela própria......
    É uma droga mesmo.....a gente tem um trabalho danado para fazer um passo a passo e vem outra pessoa e faz uso do nosso trabalho em benefício próprio. Depois me manda o endereço dessa pessoa para que eu veja se tem algum papo meu lá, ok?
    Beijos da sua amiga Cátia
    http://www.catiaartesmanuais.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi Eunice, minha querida!
    Que falta de ética dessa pessoa.Fico triste por vc, e por saber que existem pessoas que usam esse tipo de artificio. É lamentável. Seria interessante sabermos o endereço dessa pessoa.
    Achei muito legal o seu protesto, obrigada pelo toque.
    Bjs, fique em paz.
    Rita

    ResponderExcluir
  14. Lamentável ver como existem pessoas de espírito pobre, Eunice!!!

    ResponderExcluir
  15. Olá,Eunice... não fique triste, não. Plágio existe desde que o mundo é mundo. Pois já pegaram coisas do meu blog, mas com o meu nome... e acho que sem ele também...eu não me importo,... mas o duro é quando querem fazer parecer que foram elas que fizeram... isso é falta de caráter!... não se importe... você é mais do que isso... essa circunstância não vai diminuir seu entusiasmo. Tudo vem de Deus... se nem meu corpo (que um dia vai morrer) não é meu... na verdade o que é verdadeiramente da gente? Acredito que Talento... Criatividade...Capacidade verdadeira, a verdadeira Artesã tem; então pq se importar? Você é a Criadora... aquela que inventou, que criou... vc pode fazer duzias de coisas belíssimas, enquanto que aquela que faz o plágio, deve ser muito infeliz... pois não tem o dom que Deus deu a cada uma de nós... então, pq ficar chateada... vamos trabalhar, minha querida... o que importa é criar... e criar cada vez mais coisas lindas... como você cria. bjusss no teu coração... e fique com Deus, pois Ele,... está sempre com a gente.

    ResponderExcluir
  16. Nossa! fiquei chocada!! obrigado pelo alerta,é uma pena que isto ainda aconteça...bjusss

    ResponderExcluir
  17. Nossa!!! Não sabia que isso poderia acontecer
    Nós diz o nome do Blog por favor


    Beijos Minha Querida
    Andrea

    ResponderExcluir
  18. Não se importe com isso, seu trabalho vai continuar lindo, e "VOCÊ" sabe fazer.Mas deixe tudo com sua marca.
    bjs.

    ResponderExcluir
  19. Olá Eunice!
    Espero que você esteja se sentindo melhor...
    Não é fácil mesmo um susto destes.
    E fica a pergunta: Por que até agora esta pessoa não fez nada? Pois você foi muito clara ao deixar os comentários de advertência!
    Eu tenho opinião que estas coisas,não devem simplesmente serem deixadas pra lá, afinal de contas magoa, e até mesmo debilita por um tempo a pessoa atingida.
    compromete sua vida profissional pois afinal este é o seu trabalho e não só um passa tempo!
    Se algo está errado, tem que corrigir, e não "passar a mão" na cabeça dela minimizando a atitude grave!
    Não deixe barato não, pois é por isso que nosso pais está assim...

    Beijo grande,com admiração e carinho que de minha parte sempre irão existir!

    Cida.
    www.mixflordemaio.blogspot.com











    ResponderExcluir
  20. QUERIDAS AMIGAS!
    Agradeço a todas o carinho que têm demonstrado vindo aqui dar uma força. Queria dizer que NÃO estou triste, NÃO! Estou é indignada com a "cara de pau" de algumas pessoas. Conheço meu trabalho e muitas pessoas me conhecem e sabem do meu estilo, e da minha maneira de trabalhar, assim sendo, acho que quem visualizar uma peça minha em outro lugar irá identificar. E quem faz passo-a-passo sabe o trabalho que dá. Daqui pra frente, fotos só com marca d'água. Fica mais difícil de cortar a sua marca. E minha intenção foi a de fazer um alerta a todas vocês que trabalham com trabalhos manuais, para que coloquem suas marcas nas fotos, não deixe outras pessoas se adonarem do que é seu. Pelo menos digitalmente acho que a gente pode se proteger contra estes gatunos. Beijo a todas!

    ResponderExcluir
  21. Lamentável...essa situação...Beijos querida e diga nos quem é essa pessoa p que possamos está nos prevenindo ..

    ResponderExcluir
  22. Eunice, realmente lamentável isso, principalmente porque vc dá a maior força para quem quiser fazer igual ensinando o pap! É pra se indignar mesmo. Tenho notado que andam copiando o meu estilo de textos de memórias e isso me deixou bem chateada.
    Se há uma coisa boa nesta história é deixá-la prevenida para o futuro... e me apresentar a esta pulseira linda. Querida, você faz uma igual para mim? Quanto custa? Conte-me tudo, sim?
    Beijo&Carinho

    ResponderExcluir
  23. querida, conheci seu blog há alguns dias e quero deixar aqui meus mais sinceros agradecimentos. O trabalho que vc faz é belíssimo em mais de um sentido: suas peças são lindas e, além disto, vc divulga as técnicas utilizadas. Começei a produzir acessórios a uma semana e, como todo iniciante, preciso de informações e conhecimentos para aprender e desenvolver um trabalho de qualidade. Obrigada por tornar isso possível!

    ResponderExcluir
  24. Oi Eunice, posso imaginar o quão indignada você está com esta situação, pois sei como é você produzir uma peça, colocar em cada uma carinho, dedicação e criatividade e também fico indignada em saber que existem pessoas que se aproveitam da generosidade alheia, pois têm muitas artesãs que não tem essa dedicação e generosidade que você tem para ensinar e nos mostrar os seu trabalhos lindíssimos.
    Um grande Beijo!

    ResponderExcluir
  25. Eunice querida, começo também fazendo referência a esta linda pulseira e reverência ao seu maravilhoso trabalho, constituído de lindas peças, cheias de talento, delicadezas e criatividade. Seu trabalho é inconfundível por esses e outros aspectos, mas acima de tudo, VOCÊ é impossível de copiar pois é uma pessoa que sempre está presente com palavras de incentivo e elogios elevados. Quanto à pessoa à qual se referiu, imagino que terá vida curta na blogosfera. Ninguém sobrevive sem conteúdo e sem talento. Deixe que o tempo se incumbirá de dar a ela a verdadeira lição que merece. Permaneça firme em seus propósitos e produzindo sempre e cada vez mais seus trabalhos inconfundíveis. Uma abraço grande e cheio de carinho, minha amiga querida.

    ResponderExcluir